quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Guia Prático - [p.02] - Funcionalidades do Servidor

Como dito na [p.01] erroneamente damos poucos atributor para aquela que chamamos "máquina servidor". Por isso, iremos explorar agora algumas funcionalidades que podemos atribuir a ela.

primeiramente precisamos definir alguns aspectos para sabermos até onde vão as possibilidades.

Sistema Operacional

Existem sistemas operacionais especificos para servidores, por exemplo, Windows Server 2003 e 2008 e Linux Server (Software livre). Suas principais características estão no gerenciamento de permissões de acesso, armazenamento e recursos corporativos.

Nada impede de o servidor rodar um sistema operacional comum como o Windows Xp, algumas funções como o compartilhamento de pastas, arquivos e internet poderão ser utilizadas, porem com algumas restrições.


Alguns recursos que podem ser associados a um servidor para PMEs

- Compartilhamento de internet

Se a empresa possui mais de 1 (um) computador certamente irá precisar compartilhar o acesso, e ainda pode melhorar a segurança através de configurações de sites restritos, níveis de execução de aplicativos via web para amenizar a entrada de vírus e outras ameaças virtuais, tanto através do próprio sistema operacional quanto de ferramentas que podem ser encontradas para esse fim.

- Armazenamento de arquivos e informações em geral

Um dos princípios da segurança da informação é à acessibilidade e disponibilidade, mas geralmente o que encontramos são informações armazenas em computadores espalhados pela empresa. Agora imagine que você precisa utilizar aquela planilha contendo um análise de giro de produtos e não pode porque ela está na máquina do funcionário que estava atualizando e a mesma encontrase desligada, ou ainda quando a informação existe em diversas maquinas e você não sabe qual é a mais integra e atualizada. Resumindo, informações espalhadas não são saudáveis (casos a parte onde a informação se faz necessária estar no ambiente de produção do colaborador da empresa), e os pontos positivos de centralizar são;

Fácil manutenção dos dados.

Criação de politícas de acesso por usuário ou grupo de usuários, disponibilizando assim, somente as pessoas a quem interessa.

Facilidade no acesso remoto, tornando possível o uso da informação fora do ambiente físico da empresa.

Backup dos dados.


- Compartilhamento de programas e sistemas

Algumas PMEs adotam programas que são instalados no servidor e compartilhados para as estações, reduzindo assim seus custos com aquisição de licenças e até mesmo de equipamentos já que em alguns casos podesse usar o servidor para processar algo que exija uma configuração mais robusta ou tempo ocioso do computador (Técnica bastante usada para checagem periódica de vírus, backups, processamento de bancos de dados para análises gerenciais e tratamentos de vídeos e imagens dimensionais).

Sistemas de automação e gestão, também usam suas bases de dados em servidor deixando apenas nas estações a execução do programa em sí.

Vale lembrar que para o bom funcionamento de tudo isso se faz necessária uma rede bem montada e estruturada, pois será ela a "estrada da informação".

- Armazenamento de email

Os gerenciadores de email como Outlook, por exemplo, permite também que os email estejam sendo gerenciados pelo servidor, como também poderão ter acesso via web de qualquer lugar. Aqui se faz uso de um híbrido de tudo que foi abordado nas definições anteriores.

- Ferramentas de Backup

Existe um ditado em T.I quanto a backup que diz "Quem tem dois, tem um! Quem tem um, não tem nada!". Perder informação nos dias atuais é perder dinheiro, e as vezes muuuito...
Existem ferramentas que automatizam as cópias de segurança, podendo ter agendamentos diferenciados (pois nem toda informação é tão mportante que precisa ser backpiada com frequencia) e até mesmo controlando alterações e sincronizando com os dados já copiados, evitando assim copiar tudo, independente se foi alterado ou não.


Fechamos assim alguns pontos importantes para avaliar quanto as características técnicas que o servidor terá, existem detalhamentos mais profundos que podem ser feitos, mas isso já é um início para muitas empresas que nem imaginavam fazer tanto com tão pouco.