quarta-feira, 22 de julho de 2009

Guia Prático - [p.01] -Estações de trabalho e Servidor

Seguindo o conceito de que para um bom uso da tecnologia na gestão da informação precisamos da parte física (Hardware) exploraremos algumas dicas de caracteristicas para os computadores e perifféricos utilizados nas PMEs.

Qual é o melhor computador que posso adquirir ?

Essa é uma pergunta que não só os administradores de negócio bem como profissionais de tecnologia ou pessoas responsáveis pela compra de ativos da empresa se perguntam, e a resposta é, Aquele que melhor atende sua necessidade. achar que a tecnologia de última geração é a melhor é o mesmo que comprar um sobrado de 4 dormitórios para morar sozinho. É necessário avaliar se as atividades desenvolvidas com essa tecnologia serão suportadas, porem muitas vezes não é necessário detalhar cada componentes, tais como, processador, memória e disco, por exemplo, pois a evolução desses itens é tão rápida que o mais importante é entender a forma de fazer a análise de custo beneficio x necessidade.

Servidor

A palavra servidor precisa ser levada mais a sério pelas PMEs, pois muito se perde em produtividade, segurança e gerenciamento quando a maquina denominada "servidor" está apenas distribuindo (compartilhando) internet para as estações de trabalho.

Alguns recursos que podem ser associados a um servidor para PMEs

- Compartilhamento de internet
- Armazenamento de arquivos e informações em geral
- Controle de navegação de internet
- Compartilhamento de programas e sistemas
- Armazenamento de email

Para atender esses recursos as configurações dos computadores atuais já são suficientes podendo ser feitos pequenos ajustes de performance do itens memória e disco (visando que o servidor poderá armazenar todo o volume de dados da empresa e processar dados provindos de sistemas de automação e gestão (ERPs).

Como exemplo, a configuração abaixo atenderia a maior parte dos recursos descritos anteriormente;

- Core 2 Duo ou Quad core com 2 ou 4 gb de memória ram e espaço em disco de 400 ou 500 gb.

Outras configurações inferiores também poderão atender as necessidades, cabe avaliar o custo/benefício levando em consideração que a aquisição de um computador "defasado" pode agregar upgrade (atualizações) em curto espaço de tempo por conta da evolução tecnologica e dos programas e compatibilidade de periféricos.

Estações de trabalho

Para as maquinas utilizadas nos departamentos as opções mais recomendadas são os computadores "populares" avaliando sempre os requisitos basicos, tais como, placa de rede (para interligar a máquina a rede), placa de som (veremos algumas soluções de usando comunicadores que permitem conversação via internet), saídas de impressora (LPT1) ou USB e saída Serial (COM1) para computadores que serão interligados a equipamentos como impressora fiscal (ECF) para comércios ou até mesmo uma impressora de etiqueta para produtos.

Notebooks

Com a popularidade dos computadores portáteis, gestores e até mesmo funcionários das PMEs tornão maior o uso desse equipamento afim de flexibilizar suas rotinas de trabalho quebrando as barreiras internas podendo assim trabalhar de casa e até mesmo tendo uma melhor interação com clientes e fornecedores podendo estar com a informação disponível aonde for.

As recomendações acabam não fugindo muito das já vistas anteriormente, ficando apenas um pouco mais restrito o uso de saídas para impressora, mas itens como porta USB, placa de rede e placa de som são praticamente requisitos obrigatórios para os modelos atuais.

Dica: Cuidado com modelos defasados ou de marcas de "Grife", neste último por conta do alto custo para futuros upgrades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário